Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog
Saude, esporte e felicidade

Saude, esporte e felicidade

Massa: que escolher em uma dieta?

Que massa escolher em uma dieta
O  colar é um alimento importante que deve estar presente em sua dieta , mesmo em dieta . No mercado existem vários tipos que permitem alternar o consumo de diferentes cereais , importantes para tornar a sua alimentação mais rica e variada. Sêmola integral, soja, arroz, kamut, soletrado : qual é o melhor para trazer para a mesa quando você segue uma dieta? 
Pedimos a  Luca Piretta, uma nutricionista, que ajude você a entender as várias propriedades nutricionais e benefícios das massas normalmente disponíveis no mercado.

Descubra propriedades e diferenças nos tipos mais comuns de massas
1 massa de espelta
 

A massa soletrado é uma variante interessante no que diz respeito ao consumo de cereais. Tem alto teor de proteína comparado a outros tipos de trigo (15,1% comparado a 13% de massa de trigo), é pobre em gordura e rico em minerais e vitaminas. Este cereal tem 347 calorias por 100 gramas, é altamente digerível e tem um alto poder de saciedade.

2 massas de trigo integral
 

Até agora você aprendeu, não há alimentos que fazem você perder peso . Dito isto, você deve saber que, se você estiver em uma dieta, o trigo integral pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo , tanto porque é rico em fibras e tem um índice glicêmico mais baixo do que com macarrão de sêmola de trigo duro, e porque satisfaz você com quantidade menores e, portanto, ajuda você a não exagerar nas porções. 
A versão completa da massa vem do grão completo do trigo , ainda puro, não privado do farelo e germe, garantindo que a massa é definitivamente nutritiva: o germe tem ácidos graxos essenciais e antioxidantes, enquanto o farelo oferece muitos minerais. Estas características têm uma influência positiva no intestino e são muito úteis para a prevenção de doenças cardiovasculares. 
Evite consumi-lo todos os dias, porque, como qualquer massa alimentícia inteira, também contém  ácido fítico , o que limita a assimilação de certos nutrientes, como cálcio, ferro , cobre e zinco. O tempero ideal? 
Vegetais crus e óleo cru, ou legumes salteados em uma panela e temperados crus, molho de tomate simples ou leguminosas.

3 macarrão kamut
 

No imaginário comum, o kamut é considerado um tipo diferente de cereal , quando na realidade é uma variedade de trigo chamado khorasan , ancestral do trigo duro moderno e produzido através da agricultura orgânica. O Kamut é altamente valorizado porque é rico em proteínas de alta qualidade (20-40% a mais que os grãos tradicionais), vitaminas, minerais e fibras em quantidades maiores que o trigo comum. Basicamente, é uma fonte de carboidratos como outros cereais, importante para a ingestão diária de energia de uma dieta mediterrânea. No entanto, não é adequado para celíacos porque contém glúten.

4 Massa de sêmola de trigo duro
 

É o prato principal da tradição italiana que não renuncia até mesmo em uma dieta. De acordo com os princípios da dieta mediterrânica , de facto, 55-60% das calorias totais diárias devem ser fornecidas por hidratos de carbono complexos, amidos contidos principalmente nos cereais a partir dos quais é obtida a farinha de massa. Vá em frente para um bom prato de espaguete com molho, portanto, mas tenha cuidado: coma al dente . A massa quente é um verdadeiro inimigo para a sua dieta , pois favorece a absorção de açúcares, que elevam o nível de açúcar no sangue, estimulando a insulina. Por sua vez, a insulina trabalha para diminuir o nível de açúcar no sangue, mas ao mesmo tempo aumenta o risco de ganho de peso, facilitando o acúmulo de tecido adiposo.

5 massas de arroz
 
Pasta de arroz é outra alternativa saborosa e saudável, especialmente para aqueles que, como os celíacos , devem aderir a uma dieta sem glúten. Sua ingestão calórica é ligeiramente menor do que a da semolina (336 calorias versus 353 calorias), mas dá uma sensação maior de saciedade : o arroz, na verdade, absorve mais água que o trigo e, portanto, garante um rendimento maior. Mas tem um índice glicêmico mais alto , por isso, se você é diabético, precisa ter cuidado. 
Esta pasta não tem aditivos ou conservantes e também é agradável para aqueles que sofrem de problemas digestivos. Na Itália, a pasta de arroz é comercializada - em quase todos os formatos típicos - pelos produtores de arroz.

6 pasta de soja
 

Ao contrário das pastas produzidas com farinha de cereais, ela não contém glúten , por isso pode ser uma alternativa válida para os celíacos . Além disso, a soja é uma excelente fonte de proteínas e lipídios, especialmente para vegetarianos, e tem ação anti- colesterol , graças à presença de isoflavonóides . 
O consumo de farinha de soja é um excelente hábito, mas aprende a alternar com outras variedades: um consumo excessivo de soja, na verdade, dificulta a absorção de micronutrientes como o zinco. Há também uma pasta enriquecida com germe de soja que estudos recentes demonstraram ser muito úteis para diabéticos. Perfeito com legumes salteados.

Share this post
Repost0
To be informed of the latest articles, subscribe:
Comment on this post